terça-feira, 18 de outubro de 2011

Andamento

É muito fácil, num grupo de crianças,fazer associações muito apelativas e estimulantes entre movimento e andamento. Um bom exemplo  disso mesmo, simples mas muito apreciado pelos alunos, é certamente um jogo a que podemos chamar Jogo dos andamentos (ou, porque não, Jogo do balão e da bola...). Penso que é especialmente interessante para as AECs, mas não será descabido, pelo contrário, para alunos de outras idades.

A ideia é fazer que os alunos passem de mão em mão um balão, primeiro, e depois uma bola, respectivamente ao som de «música lenta» e de «música rápida». No caso do balão, os gestos devem evidentemente ser muito lentos e suaves, e no caso da bola devem pelo contrário ser muito vivos, ou seja rápidos. O papel da música neste jogo é precisamente convidar os alunos a aperceberem-se das diferenças de andamento e a agirem de acordo com elas (e por contrapartida o papel dos movimentos é realçar a percepção do andamento), mas mesmo assim pode ser necessário sugerir ou lembrar aos alunos, no caso do balão, que movam as mãos quase à velocidade de uma tartaruga a deslocar-se; e no caso da bola, que não sejam tão rápidos que nem consigam entregar a bola em boas condições ao colega do lado. A música é que comanda; é importante que a natural agitação das crianças não as impeça de ouvir e sentir.

Para esta actividade, costumo usar uma pequena bola de borracha e o balão pode até ser imaginário (acaba por ser mais apelativo, normalmente).
O que não falta é música adequada para esta actividade; deixo duas sugestões para o balão - esta e esta - e uma para a bola - esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário